Genebra, 17 de março de 2021 (OMS) —Alguns países da União Europeia suspenderam temporariamente o uso da vacina AstraZeneca COVID-19 como medida de precaução com base em relatos de distúrbios raros da coagulação do sangue em pessoas que receberam a vacina. Outros países da UE – tendo considerado as mesmas informações – decidiram continuar usando a vacina em seus programas de imunização.
A vacinação contra COVID-19 não reduzirá doenças ou mortes por outras causas. Eventos tromboembólicos são conhecidos por ocorrerem com freqüência. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo.
Em extensas campanhas de vacinação, é rotina para os países sinalizarem eventos adversos potenciais após a imunização. Isso não significa necessariamente que os eventos estejam relacionados à vacinação em si, mas é uma boa prática investigá-los. Também mostra que o sistema de vigilância funciona e que controles eficazes estão em vigor.
A OMS está em contato regular com a Agência Europeia de Medicamentos e reguladores em todo o mundo para obter as informações mais recentes sobre a segurança da vacina COVID-19. O Subcomitê COVID-19 da OMS do Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas está avaliando cuidadosamente os dados de segurança mais recentes disponíveis para a vacina AstraZeneca. Assim que essa revisão for concluída, a OMS comunicará imediatamente as descobertas ao público.
No momento, a OMS considera que os benefícios da vacina AstraZeneca superam seus riscos e recomenda que a vacinação continue.
Fonte: OPAS/OMS